Tuesday, October 4, 2016

Alongamentos, faça vc mesmo!



Vc sabia que normalmente a dor que sentimos nas costas é proveniente de tensão muscular por falta de preparo da musculatura estabilizadora? Como "malhar" essa musculatura estabilizadora??? Nem todos os exercicios conseguem alcancar essas musculaturas internas que nos estabilizam nos protegendo das lesões. Somente exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados  conseguem atingir esse objetivo.

Exemplos de exercícios estabilizadores são os exercícios isométrico, pilates e RPG. Esses exercícios com essa finalidade podem ser realizados por profissionais de educação física e fisioterapia.

Mas, podemos suavizar nossos movimentos e prevenir lesões através de alongamentos comuns e realizados de forma adequada. E como realizar sozinho esses alongamentos?

Leve o músculo até o máximo da posição de alongamento sem dor e mantenha por 30 segundos. Melhor usar um relógio do que contarmos porque temos a tendência de contar mais rápido quando algo nos incomoda. Quando terminar o tempo, libere calmamente o músculo que estava em posição de alongamento.

Para quem sao indicados esses alongamentos simples? Para aqueles que trabalham muito tempo na mesma posição, depois da atividade física e ao fim do dia para prevenir dores nas costas.

Simples? Que tal treinar nos músculos da coluna e aqueles que a influenciam?

Seguem exemplos de alongamentos para uma rotina diária de 5 minutos, isso mesmo, somente 5 minutos diários!!!

Não esqueca de realizar dos dois lados do corpo!!!


Alongamento cervical 1



Alongamento cervical 2




Alongamento peitoral



Alongamento lateral 



Alongamento coxa anterior



Alongamento panturrilha


Alongamento psoas



Alongamento coxa posterior



Alongamento coxa lateral


Mais dicas e dúvidas, nos envie um email: contato@pilatescrisfisio.com

Enviamos esse material por email para vc, cadastre-se!

Alongue-se!!!

Dra Cristiane Cavalcante
Fisioterapeuta Especialista em Traumato-Ortopedia e Ciências do Exercício


















No comments:

Post a Comment