Thursday, January 26, 2017

Como diminuir o sedentarismo?

Não praticar atividade física tem um peso enorme na incidência de doenças cardiovasculares, porque interfere em todos outros fatores de risco tais como: obesidade, perda de massa muscular, dores articulares, pressão alta, doenças cardíacas, encurtamento muscular, má postura, cansaço, baixa resistência orgânica e alto nível de estresse.

Para manter um estilo de vida saudável temos que passar a ter hábitos saudáveis. Tais como dieta equilibrada, dormir as horas necessárias e exercícios físicos regulares pois proporcionam benefícios físicos  e mentais.

Atividades não-programadas contribuem para diminuir o sedentarismo. Essa mudança de hábitos durante a rotina podem melhorar o sistema cardiovascular e ajudar a perder peso. Exemplo de atividades físicas não-programadas são a caminha e subir escadas.

A caminhada deve variar dependendo do nível de saúde física do indivíduo. O tempo recomendado é 30 minutos, mas dependendo do estado físico, melhor começar com dez minutos e vai aumentando progressivamente o tempo e realizar pelo menos de 3 a 5 vezes por semana. Outra forma de contabilizar a caminhada é através da contagem de passos. Atualmente há muitos aplicativos para celular que ajudam nessa contagem. Dez mil passos equivalem a 30 minutos de caminhada por dia.

Subir escadas aumenta a frequência cardíaca e a tonicidade da musculatura de membros inferiores e glutens. Enquanto que a descida pode impactar mais as articulações e, em termo de gasto calórico, representa apenas 30% do esforço obtido na subida. Subir 12 andares (de 18 a 20 degraus) por dia, mesmo não subindo tudo de uma vez podendo ser espaçado ao longo do dia, já proporciona melhora da saúde do coração diminuído sedentarismo. Subir escadas não requer deslocamentos para nenhum lugar especial, poupa tempo e não te custo. O ideal é começar com alguns lances por dia para não desenvolver sobrecarga nas articulações e lesão muscular. O uso de escadas é mais eficiente se comparado com a caminhada em termos de gasto energético e de condicionamento porque impõe ao organismo um esforço metabólico e vascular contra a gravidade e com maior acionamento muscular.

Em geral a caminhada e trocar o elevador pelas escadas são ótimas formas de diminuir o sedentarismo. Porém a queima calórica de subir escadas é 3 vezes maior que a de caminhar.

Dra Cristiane Cavalcante
Fisioterapeuta